Articles



Felt on Supers

FELT
Banda foi planejada para durar dez
anos e gravar dez singles e dez álbuns

A banda britânica Felt tem uma das histórias mais curiosas de todos os tempos. Formada em 1979, na cidade de Brimingham, pelos amigos Lawrence e Maurice Deebang, a banda teve inspiração na cena novaiorquina para compor um rock artístico.

O vocalista Lawrence é um daqueles seletos visionários do rock, como Morrissey, Mark E. Smith e Jarvis Cocker. Quando gravou o single "Index" sozinho em 1979, pensou em fazer algo que nunca havia sido feito antes.

Com isso, planejou o Felt como uma banda que duraria dez anos e gravaria dez singles e dez álbuns. E, foi exatamente o que aconteceu. Antes do final em 1989, o Felt foi admirado no meio musical, mas teve menos reconhecimento de mídia e público que merecia.

A musicalidade da banda é uma das mais belas da cena indie britânica. Com delicados dedilhados límpidos de guitarra, teclados climáticos, vocais emotivos e letras reflexisivas narrando sentimentos conflitantes ou passagens históricas européias. Tudo isso num pacote embalado por capas de um visual sedutor e títulos enigmáticos.

INFLUÊNCIAS

Com uma nota na cena de Nova York, citando Television, Patti Smith, Richard Hell e Lou Reed, e outra no glam britânico de David Bowie e T. Rex, o Felt criou pérolas pop. O nome da banda foi justamente tirado da música "Venus", do Television.

Outras duas características eram a gravação de elaboradas faixas instrumentais e a relutância de Lawrence em se apresentar ao vivo para criar um mistério maior sobre a imagem da banda.

Antes mesmo das profundas e sentimentais manias de Morrissey nos Smiths, a Inglaterra oferecia ao mundo uma banda que estava acima da compreensão humana. O rock art do felt atraiu convites de excursão com o The Fall e com o Cocteau Twins, chegando a tomar a atenção durante as turnês.

Mesmo a passagem por duas das mais respeitáveis gravadoras independentes do mundo – Cherry e Creation – não foi suficiente para que Lawrence seguisse compondo com o Felt. Em 1989, depois de cumprir sua própria previsão, ele formou o Denim com uma sonoridade mais experimental e excursionou com o Pulp (uma das bandas influenciadas pelo Felt. Mas, o brilho já não era mais o mesmo.

Andhye Lore